Visualizações

Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Nem só de preguiça se faz a cozinha lá de casa, minha gente. Também é feita de vontade de manter uma alimentação certinha, substituir alimentos ruins por outros mais nutritivos e que ainda dão um jeito no shape. Sabe aquele lanchinho no meio da tarde com um salgado que só tem carboidrato, gordura saturada e sódio na tabela nutricional? Pronto, dá pra trocar por um bem melhor e, pasmem, gostoso.

Queria faz tempo um muffin salgado com pouco carboidrato, mas todas as receitas que eu vi levam ovo (e eu não como), aí tive que pesquisar um bocado opções de vegetais que costumam ser usados pra dar textura e liga a massas desse tipo. Acabou que vi muitas receitas em que a couve-flor aparece e fiz essa tentativa em casa. Ficou tão bom que fiz duas fornadas no mesmo dia.

Ingredientes

2 xícaras de couve flor crua;
1 xícara de ricota;
1 colher de sopa de linhaça;
1 colher de sopa de mostarda;
1/2 xícara de ervilha cozida (pode ser grão de bico ou lentilha ou quem quiser pode testar outro grão cozido)
1 colher de sopa rasa de orégano;
Azeite e uma pitada de sal.

Modo de fazer

Antes de tudo, misture a colher de linhaça com três colheres de sopa de água morna e reserve. Ela fica meio gelatinosa e vai ajudar a dar liga depois. 

Aí, rale, processe ou liquidifique a couve-flor crua. Ela tem que ficar como um arroz quebradinho. Se for fazer no liquidificador, ligue e deslique várias vezes, senão, vira uma pasta. Assim que ela tiver pronta, refogue  (usei azeite, mas a gordura boa dele fica saturada em altas temperaturas, então realmente não sei qual o melhor óleo) por uns 5 minutos, mexendo sempre, até ela ficar mais macia e transparente.


Quando tirar a couve-flor do fogo, leve os outros ingredientes ao liquidificador e bata até fica homogêneo. Então, é só misturar à couve, colocar em forminhas de empada ou cupcake untadas e levar ao forno preaquecido a 200º por uns 30 minutos ou até dourar.

Essa receita rende seis muffins, que acabaram num instante no almoço lá em casa. Á noite, fiz o dobro da receita pra lanchar durante a semana no trabalho. Quem quiser pode testar outros molhos além da mostarda e outros temperos além do orégano. É bom que isso muda o gosto dos bolinhos e a receita fica parecendo totalmente diferente, pra não enjoar. :)

0 comentários:

Parceiros