Visualizações

Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
A pele torna-se menos elástica, ocasionando-se o abatimento dos traços nos maxilares (bochechas caídas), pescoço (papada), queixo (queixo duplo), ou nos olhos (bolsas e queda do ângulo externo dos olhos). Além disso há a diminuição da tonicidade, adelgamento e secura.
O envelhecimento é um fator fisiológico fatal, mas acelerado por certos fatores:Cosmetologia
  • Sol: os raios UV destroem as fibras elásticas e colágenas. Alteram o DNA dos núcleos celulares; A pele envelhecida pelo sol apresenta alterações na matriz do colágeno extracelular; também é caracterizada por ressecamento da pele, pigmentação irregular, rugas, redução do tecido adiposo e atrofia. Além de surgir o aparecimento de sulcos e flacidez, devido ao acúmulo de material anormal na pele.
  •  Fumo: desidrata a pele, reduz o calibre dos vasos da derme (baixa oxigenação) e produzem radicais livres. Ele acentua as rugas dos pés de galinha;

O envelhecimento, de modo geral, é atribuído aos radicais livres, que são compostos altamente reativos e instáveis que contém um número ímpar de elétrons em sua órbita mais externa. Existem substâncias que interferem, protegendo os organismos como os radicais livres, ao se complementar, por via oral ou tópica, com substâncias anti-radicais livres, podendo então obter uma diminuição dos efeitos danosos provocados por eles. Exemplos:
  •  Alfa-hidroxiácidos;
  •  Beta-hidroxiácidos;
  •  Betaglucan;
  •  Raffermine;
  •  Vitamina A;
  •  Vitamina C;
Cosmetologia
Na figura ao lado está representada uma PELE JOVEM. A pele normal repousa sobre a gordura subcutânea (g), e é constituída pela epiderme (e), e a derme (d). Na derme encontram-se estruturas importantes: folículos pilosos (fo): bulbos onde se originam pêlos; fibras colágenas (verdes): que formam redes densas e bem ordenadas (paralelas entre si), para dar resistência à pele; fibras elásticas (azuis): mais finas e em menor número, permitem que a pele possa ser esticada sem se romper, retornando depois ao seu estado normal.

CosmetologiaJá na figura 2, representa uma pele com envelhecimento, onde as fibras colágenas (verdes) tornam-se mais finas e escassas; a rede formada por elas fica irregular e desordenada, perdendo resistência em alguns pontos. Nesses pontos, a epiderme e a parte mais alta da derme acabam desabando, dando origem aos sulcos visíveis na superfície da pele (há 2 sulcos representados no desenho). As fibras elásticas (azuis), por sua vez, tornam-se mais espessas e numerosas, formando aglomerados desordenados que prejudicam seu funcionamento. O resultado é uma perda da elasticidade da pele.



Cosmetologia
cosmetologia32

MECANISMOS DE CORREÇÃO
A. Preenchimento cutâneo
O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste na injeção de substâncias sob a área a ser tratada elevando-a e diminuindo a sua profundidade, com consequente melhora do aspecto.
A técnica, desenvolvida por dermatologistas, pode ser realizada no consultório, sendo um procedimento rápido e que não necessita nem mesmo de anestesia na maioria das vezes. Se desejado, podem ser utilizados anestésicos tópicos, sob a forma de cremes, aplicados 30 a 60 minutos antes do preenchimento, para atenuar a sensação da picada da agulha.
A técnica é mais utilizada para a correção do sulco nasogeniano (aquele que se acentua com o sorriso) ou os sulcos ao redor dos lábios. Algumas das substâncias mais usadas são o ácido hialurônico e o metacrilato.

B. Botox
As rugas dinâmicas, ou rugas de expressão são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos na pele. A toxina botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.
Os principais locais da face onde pode ser utilizado são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária ("pés de galinha"). A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas.

C. DMAE: efeito "lifting"
Alguns estudos apresentados no Meeting da Academia Americana de Dermatologia demonstraram que o Dimetilaminoetanol, conhecido com DMAE, exerce efeito positivo no combate à flacidez e na melhoria do aspecto da pele, apresentando resultados imediatos e a longo prazo. Os bons resultados estariam relacionados com a diminuição de rugas finas e um efeito "lifting" na pele da face, além de deixá-la mais macia e de reduzir a severidade das rugas ao redor dos olhos.

0 comentários:

Parceiros