quarta-feira, 1 de maio de 2013
Unha encravada
Ocorre quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente. As causas mais prováveis são o corte de maneira incorreta das unhas e sapatos apertados. Ocorre mais comumente nas unhas dos pés mas também raramente afeta as mãos. O dedo mais atingido é o hálux, o dedão do pé.
Prevenção:
A maneira correta de cortar as unhas é aparar apenas a borda anterior da placa ungueal (unha) e jamais cortar suas bordas laterais. Se as bordas laterais forem deformadas, as irregularidades criadas pelo corte incorreto associadas à pressão do sapato, ao peso corpo e ao sentido do crescimento da unha farão com que haja lesão da pele circunvizinha. Deve-se evitar também cortar as unhas muito curtas, deixá-las reta sem sua borda anterior, não tentar "arredondar" o corte em direção às bordas laterais.
Sinais e sintomas:
Se não tratada, pode formar um granuloma piogênico, onde existe um acúmulo de pus, e a pele ao redor fica inflamada (dor , rubor, calor e edema).
Calos
Um calo é uma área dura de pele que se tornou grossa e rígida como uma resposta a repetidos contatos e pressões. Já que o contato repetido é necessário para a existência do calo, o local mais comum para ocorrência é nas mãose pés. Os calos geralmente não são nocivos, mas podem ser a fonte de outros problemas, como a infecção.
Prevenção:
A prevenção do Calo é feita basicamente não utilizando sapatos apertados que causam excesso de calor nos pés, ocasionando o calo. Você deve prevenir para não ter calos, porque os mesmos podem causar infecção e agravar a sua situação.
Micoses
Coceira entre os dedos, bolinhas na pele, ardor... Unhas manchadas, esbranquiçadas ou amareladas, ocas ou porosas, que chegam a escamar ou cair. Seus pés podem ter contraído micose, um dos males silenciosos que, quando atacam, podem tornar-se sérios e até facilitadores de entrada de outras doenças.
Coceira entre os dedos, bolinhas na pele, ardor... Unhas manchadas, esbranquiçadas ou amareladas, ocas ou porosas, que chegam a escamar ou cair. Seus pés podem ter contraído micose, um dos males silenciosos que, quando atacam, podem tornar-se sérios e até facilitadores de entrada de outras doenças.
Prevenção:
É preciso usar um chinelo de borracha o maior tempo possível à beira da piscina e em banheiros coletivos. Se possível, habitue-se a tomar banho com o chinelo, retirando-o somente para lavar os pés (aproveite para lavar os chinelos neste momento).
- Após voltar da praia, lave bem os pés. Use uma escova de cerdas longas e macias para fazer a assepsia das unhas, limpando as laterais no sentido do tornozelo para a ponta (sentido proximal para distal). Cada cantinho e debaixo das unhas deve ser cuidadosamente limpo. Use sempre um desodorante ou talco para os pés com bactericida e fungicida (quem transpira excessivamente deve preferir o desodorante porque o talco, em ambiente úmido, cria resíduos).
- Use meias de algodão, que absorvem o suor. Mulheres que usam meias finas podem usar, por baixo delas, meias do tipo sapatilha, de algodão, que são bem pequenas e discretas e absorvem o suor dos pés.
Unhas fracas
As unhas das mãos e dos pés são compostas por camadas de proteína. A espessura e a força das unhas são herdadas. Na pessoa com unhas quebradiças há separação ou quebra das camadas que compõem a unha.
Prevenção:
Pessoas com este tipo de problema devem limitar a quantidade de sabão utilizado para lavar as mãos, assim como o tempo de exposição de suas unhas à água. O uso de sabonetes suaves, hidratantes pode ser de grande auxílio. Após secar as mãos com uma toalha, deve-se aplicar um hidratante na pele e nas unhas. Os hidratantes disponíveis para venda ao público incluem:
- hidratantes cosméticos, que dão alívio rápido do ressecamento mas duram apenas enquanto são aplicados. Para pessoas com unhas levemente frágeis ou cujo problema se manifeste de forma intermitente, um hidratante cosmético pode ser suficiente para resolver esta sensação de pele seca.
- hidratantes terapêuticos, que podem agir como uma barreira, impedindo a evaporação da água das unhas. Muitos hidratantes terapêuticos contém óleo mineral, *petrolatum ou uréia.
Quem trata esse problema?
As manicures devem aprender a reconhecer quando as unhas estão saudáveis ou não: “É importante tratar a micose, e não cobri-la. Mas manicure não trata, nem o calista. Em hipótese alguma ela pode receitar. Por isso, deve sempre encaminhar o cliente a um podólogo ou a um dermatologista.
*petrolatum - Óleos de Petróleo
Marcadores:Manicure Profissional
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário