Visualizações

Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
DEPILAÇÃO
depilaçao7

Chamamos de depilação a técnica pela qual é eliminada a parte aérea do pêlo, ou seja, a parte externa (talo ou haste), sem que haja a remoção da raiz do pêlo.
Os depilatórios mais conhecidos são: a lâmina de barbear, os abrasivos, os cremes depilatórios. Estes últimos são compostos de ingredientes químicos que destroem a estrutura queratínica do pêlo.
São preparados a base de sulforetos e tioglicolatos, os primeiros mais irritantes.
Por serem mais fáceis de manuseio do que os epilatórios, os depilatórios constituem-se nos produtos a serem utilizados em casa para a depilação de axilas e pernas.

EPILAÇÃO
depilaçao2
Chamamos de epilação a técnica pela qual é eliminado todo o pêlo, seja a haste, seja a raiz juntamente com o seu bulbo.
Dentre os epilatórios mais utilizados, destacam-se as ceras depilatórias (o nome certo seria epilatórias), que podem ser em temperaturas que variam entre quente à frio; a pinça mecânica (manual); a pinça elétrica; e a eletro coagulação.
Vejamos rapidamente cada um dos métodos, que pela sua peculiaridade de aplicação e utilização, são recomendáveis para os profissionais, não sendo pratico e nem aconselháveis para o uso caseiro.
  •  Ceras quentes
As ceras tradicionais, chamadas em “barra” na realidade são misturas de ceras animais e vegetais com resinas que se derretem a temperaturas de 70º a 80º C, e que após a fusão se deixam esfriar a aproximadamente 45ºC, ocasião em que são aplicadas, e se deixam endurecer levemente, suas composições são à base de resinas sintéticas, quando aplicadas na pele são retiradas com movimento rápido e decidido, no sentido do crescimento dos pêlos. Os pêlos ficam aderidos no produto e são arrancados de seus folículos integralmente.
A limpeza da área pelo uso deste produto (resíduos de cera) é feita com óleos removedores, o que não favorece a pele , pois em caso de irritação pode agravar a mesma, ainda há o risco de queimaduras , quando o produto não for manipulado em temperatura ideal, o que às vezes pode “enganar”, pois cada pele é única, umas mais sensíveis outras mais tolerantes, ainda há o inconveniente da cera quebrar na pele, deixar resíduos, o que é garantido, o ideal é usar a linha 100% natural, a base de mel, própolis, cera de abelhas e compostos fitoterápicos e aplicada em temperatura morna.

  •  Ceras frias
Existem diversos tipos de ceras desta natureza, e as mais utilizadas são as “hidrossolúveis” e as “lipossolúveis”, ou seja, as que são removidas com água morna, e as que devem ser removidas com substâncias oleosas.
Estas ceras não requerem aquecimento, são práticas e podem ser utilizadas em casa, se bem que os resultados de uma epilação feita por uma profissional, e os feitos por uma “amadora”, são infinitamente diversos. “A técnica pode ser de duas maneiras: ou se aplica o produto na parte a ser depilada com uma espátula em finíssima camada e depois se coloca uma tira de material aderente, pressiona-se este material sobre a cera e depois arranca-se” decididamente no sentido contrário do ao crescimento do pêlo; ou se aplica um pouco do produto sobre o papel aderente , depois coloca-se outra folha sobre o produto, fazendo um “sanduíche”, aperta-se bem entre as palmas das mãos para que o produto fique homogeneamente distribuído por entre as folhas, e depois separa-se as mesmas e se aplicam sobre a parte a ser depilada, antes orientando os pêlos para o sentido do crescimento, e arrancando a folha no sentido contrário,este método também tem suas desvantagens, além de ser muito dolorido, pois os pêlos são arrancados “friamente” de seus folículos.

  •  Pinça manual
Remover os pêlos com as pinças tradicionais, é um ritual que vem desde a antiguidade, sem nenhum progresso palpável. Hoje em dia, a depilação por pinça está restrita à pessoas de baixo poder aquisitivo, pois é um processo que não é dispendioso, porém doloroso, demorado e imperfeito. Para ajuste e alinhamento das sobrancelhas, este método é ainda o mais usado.

  •  Rollon
Utilizam-se ceras semelhantes a depilatórios frios, mas de uma forma mais rápida e prática. Com um aparelho semelhante ao depilador elétrico, foi desenvolvido um aquecedor elétrico que aquece a cera, e esta é espalhada na área a ser depilada por um Roll-On (cilindro plástico) que está anexado a um refil contendo a cera que é liberada gradualmente. Retira-se a cera no mesmo processo que a cera fria, com TNT (tecido, não tecido). A limpeza da área depilada requer também o uso de removedores oleosos (o que não acontece com a linha DEPILGEL onde utilizamos à geléia depilatória para todos os processos, ou seja, a geléia depilatória que é aquecida em banhomaria na “panelinha” quando em temperatura ideal é despejada no refil, de forma prática, econômica e segura, não requer removedores, pois além de não deixar resíduos na pele é hidrossolúvel, além de todos os benefícios, trata a pele deixando-a macia).

  •  Pinça elétrica
Consiste em fazer passar uma corrente elétrica através do pêlo para atingir a raiz, pinçando a sua haste com uma pinça especial. O pêlo não é um bom condutor de corrente e, portanto é preciso um tempo bem maior para se obter o resultado desejado. Se os pêlos forem muito compridos, é preciso cortá-los para facilitar o trabalho.

  •  Laser e Eletrocoagulação
O Laser para redução permanente de pelos funciona porque ele esquenta a haste do cabelo que é escura, funcionando como um pára-raio que leva o calor até a matriz do cabelo, destruindo-a.

0 comentários:

Parceiros