Visualizações

Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
 A boa higiene é um dos requisitos para a saúde do profissional de beleza e demais profissões que têm como área de trabalho a pele humana. A cada dia, os profissionais destas áreas vão evoluindo no Controle de Infecção Cruzada (CIC) nos seus gabinetes, ou através da limpeza, esterilização, antissepsia dos equipamentos, ou pelo utilização de produtos descartáveis. A tendência do utilizar de produtos descartáveis de uso único para evitar risco de contaminação não é um fato recente. Se você analisar, esta preocupação vem de longe, e está presente em todos os aspectos de nosso dia - a - dia. É o caso de copos, seringas, agulhas, toalhas, preservativos, guardanapos e uma infinidade de produtos. Da AIDS à Hepatite Afinal, da AIDS à Hepatite B, existe uma série de vírus, bactérias, fungos (micose), colocando em risco a vida humana. Especificamente na manicure, o Controle de Infecção Cruzada (infecção transmitida do paciente para o profissional ou vice-versa) é a principal preocupação. Tanto para o profissional como para o paciente (cliente), por isso, o uso de produtos descartáveis é fundamental e tem cada vez mais aceitação dos pacientes. As luvas, apesar de serem muito importantes, não são barreiras completamente impermeáveis, com freqüência sofrem perfurações e rupturas que comprometem sua função. Se ocorrer um acidente perfurante, removam as luvas, procedam a degerminação e coloquem um novo par.
**Higiene Pessoal**
É super importante a lavagem das mãos depois de trabalhar, assim você evita que se contamine ou contamine alguém, não é nada bonito você acabar de fazer um pé e depois comer ou colocar as mãos na boca e etc... Também, é muito importante o uso de roupas brancas para certificar que estará sempre limpa e impecável, o uso de jaleco é muito importante para que a sujeira não entre em contato com a sua roupa. Lavá-las todos os dias também é imprescindível.

Dica: Logo que acabar uma cliente lave bem as mãos com um sabonete neutro, aplique um pouco de álcool nas mãos para certificar-se de que estará limpo. O uso de luvas e materiais descartáveis é muito importante para você e sua cliente. Isso certificará de que você profissional, se preocupa com o seu bem-estar e de sua cliente.

O Uso de Luvas e outros Materiais Descartáveis
 O Custo de materiais descartáveis e a ausência da sensibilidade nas mãos são fatores negativos apontados pelos profissionais. O custo poderia ser minimizado com o uso de Autoclave, que por sua vez, é um aparelho caro. Acontece e já foi demonstrado que, após o uso, a luva pode apresentar microporos, quando não, macroporos, principalmente nos dedos indicadores e polegares. Quanto a ausência de sensibilidade, inúmeros testes comprovam que o uso de luvas não diminui a performance dos profissionais em vários tipos de procedimentos. O que deve ser almejado é o hábito. Os clientes aprovam e preferem. Se o profissional se sentir muito prejudicado com este custo adicional (das luvas) , é melhor incluí - lo no preço do atendimento. O curso deve estimular o uso da luva. E aqui, uma palavra aos colegas que têm costume de usar relógio, anéis, pulseiras, alianças, unhas compridas, etc.: estes adereços não combinam com o Controle de Infecção Cruzada. A questão não é estética, mas técnica, não há como contestar. Despojemo-nos de tudo para trabalhar. Se o relógio de pulso é para o controle do tempo de atendimento, compremos um relógio de parede. A degermação (lavagem de mãos) é um procedimento de comprovada eficácia para o Controle de Infecção Cruzada. Visa a remoção da flora transitória, células descamativas, suor, oleosidade da pele e ainda quando associado a um anti-séptico promove a diminuição da flora residente.
O tempo da lavagem das mãos é importante, não só pela ação mecânica, mas também para obter o efeito desejado pela ação do anti-séptico. Anéis, pulseiras, alianças e relógio devem ser retirados antes de iniciar a lavagem de mãos. Lembre-se assim que colocamos as luvas, um ambiente propício para o crescimento bacteriano é criado sobre a pele. Desta forma devemos utilizar sabonete líquido, que possui na sua composição um antisséptico, antimicrobianos, (Riohex, Glutaraldeido 2% ou Triclosan 0,25%), que reduzem sensivelmente um grande número de microorganismos que vivem e cresce em nossas mãos. E se um microorganismo (flora normal ou permanente) é introduzido dentro das mesmas, estes produtos irão prevenir uma multiplicação de bactérias acima dos níveis aceitáveis.

Lavagem básica de mãos com água e sabão líquido
- Friccionar as mãos com água e sabão líquido por aproximadamente 15 segundos pelas diferentes faces, espaços interdigitais e unhas;
 
- A escovação deve ser no sentido cotovelo - unhas, as unhas são áreas criticas,devem ser escovadas umas dez vezes, e o enxaguar se repita com escovação nos mesmos sentidos.
- Enxaguar as mãos com água corrente;
- Enxugar em papel toalha descartável ou secador;
- Friccionar 3 a 5 ml de álcool glicerinado por 1 minuto pelas diferentes faces das mãos, espaço interdigital e dedos. Deixar secar espontaneamente.

Indicações:
 - Sempre que entrar ou sair do gabinete da manicure;
- Sempre que estiverem sujas;
- Sempre que manipular materiais ou equipamentos que estão ou estiveram conectados a pacientes;
- No preparo de materiais ou equipamentos, durante seu reprocessamento.

 Limpar, desinfetar e esterilizar


São etapas importantes para tornar o local de trabalho seguro e aliar beleza à saúde.

Limpeza
é a retirada das impurezas mais grosseiras, como sangue ou secreções, com o uso de água e sabão, ou ainda detergente. O ideal é fazer uso de uma escova apropriada para retirar resíduos mais aderidos. Logo em seguida, vem a fase de enxágüe com água abundante e, por fim, a secagem do material em papel toalha. A utilização de luvas de borracha grossa como proteção.

Desinfecção
é a eliminação das formas mais frágeis de microorganismos dos materiais e também do ambiente (bancadas, cadeiras, macas, piso, paredes e teto). São recomendados os seguintes produtos: a. Álcool a 70% - concentração ideal; permanece mais tempo em contato com a superfície e elimina os germes. O álcool saneante a 70% é indicado para desinfecção de superfícies. O álcool medicamento a 70% é indicado para anti-sepsia da pele. b. Hipoclorito de sódio a 1% - obtém-se diluindo 10 ml de cloro puro (com registrona ANVISA e rótulo indicando sua origem) em um litro de água limpa. Outros produtos podem ser utilizados, desde que cumpra a legislação seguindo a orientação do fabricante. É necessária a utilização de luvas de borracha durante a desinfecção.

Esterilização:
É a eliminação de qualquer forma de microorganismo de um material, incluindo vírus muito resistentes e bactérias em forma de esporos. Por meio da esterilização, temos a certeza de que o instrumental está livre de qualquer contaminação. Este processo pode ser feito através de calor seco ou calor úmido.
Calor Seco : Neste método de esterilização utiliza-se calor à temperatura de 170oC por uma hora ou à temperatura de 160ºC por duas horas, em estufa tipo Forno de Pasteur com termômetro acessório. Os instrumentais devem ser colocados em: caixas de aço inoxidável ou alumínio com tampas; e outros invólucros de acordo com a legislação sanitária, formando kits individuais por cliente.

Calor Úmido: É o método no qual se utiliza a autoclave, associando temperatura de 121oC a 137 ºC, vapor e alta pressão, durante 15 a 30 minutos, de acordo com as orientações do fabricante e da legislação em vigor. Os instrumentais devem ser acondicionados em embalagens apropriadas, como o papel grau cirúrgico, formando kits individuais por cliente. A dica primordial vale para qualquer mulher que tenha o hábito de fazer as unhas semanalmente ou apenas quando sobra um tempinho. Tenha sempre seu próprio kit e, após o uso, limpe-o com álcool. O que não for do kit, que seja material descartável.

Como realizar:
Lavar o material com água e sabão, enxaguar, secar, embalar e encaminhar para autoclave ou estufa. O que deve ser esterilizado: Alicates, tesouras, afastadores, pinças de metal e outros instrumentais metálicos devem ser esterilizados. A esterilização é a única forma de prevenir a transmissão de doenças infecto-contagiosas por meio desses instrumentos.

Toalhas:
• São de uso individual, portanto não podem ser reaproveitadas de um cliente para o outro;
• Devem ser lavadas com água e sabão;
• Deixar por 30 minutos de molho em solução de hipoclorito de sódio a 1%;
• Secar, passar, embalar em saco plástico e guardar em local limpo.

Bacias para manicure e pedicure:
• Usar protetores plásticos e descartáveis;
• Lavar com água, sabão e hipoclorito de sódio a 1%. Espátulas de madeira, lixas para pés e unhas:
• Material de uso individual e único, devendo ser descartado após o uso.

0 comentários:

Parceiros